Sacos Valvulados

Por admin • out 22nd, 2010 • Categoria: Notícias

Prática de acondicionar produtos é tão importante quanto a sua produção. Essa é uma preocupação, bastante antiga, que levou o ser humano a desenvolver formas de acomodar os produtos para que tivessem sua validade ampliada e também pudessem ser transportados com mais facilidade.Nesse contexto surgiram as embalagens, que foram assimilando os mais diversos materiais, adequados aos produtos a serem embalados.Dentre as embalagens destacam-se os sacos e mais especificamente os sacos valvulados, bastante indicados para determinados tipos de alimentos e outros produtos, como por exemplo, farinhas em geral, alguns tipos de grãos, doces e produtos de panificação. Também muito usado para embalar remédios, cimento e carvão.Além de seu objetivo principal de acondicionamento, os sacos valvulados podem ser utilizados como forma de divulgação, fazendo função similar a dos panfletos.

A questão ambiental pode ser considerada uma vantagem interessante dos sacos valvulados em relação a outras matérias primas para embalagem, pois sua degradação é mais rápida. Também vale ressaltar que pode-se usar sacos reciclado como matéria prima para fabricação de sacos valvulados e que os sacos valvulados também podem ser reciclados após o seu uso; seja para novamente fabricar sacos, seja para produzir outros produtos a partir sacos reciclado.

A fabricação de sacos valvulados indica ser uma boa oportunidade de negócio. Porém, como em qualquer negócio é preciso que o empresário se dedique em difundir seu produto e ressaltar suas vantagens, bem como desenvolva ou potencialize as competências de gestão de um pequeno negócio.A Fábrica de Sacos valvulados pode ampliar sua produção de acordo com novas demandas e pode também oferecer produtos diferenciados, como sacolas de papel, bobinas de papel (que são também matéria-prima para fabricar sacos de papel), caixas de papel, entre outros.

Mercado

Para entender o mercado de Fábrica de Sacos valvulados é preciso situá-lo como parte do mercado de embalagens. Ao analisar os produtos oferecidos no mercado, a grande maioria é acondicionada em embalagens. Portanto, esse é um mercado bastante amplo e também diversificado, pois cada produto tem especificidades e necessitam ser embalados com diferentes materiais.Apesar do mercado de sacos valvulados ser bastante concorrido, especialmente porque este produto concorre com outros tipos de embalagens, como por exemplo, embalagens de material plástico, couro e tecido, é possível aproveitar as suas especificidades e desenvolver um negócio bastante rentável.

Os sacos valvulados podem ser utilizados em diversos tipos de negócios, como por exemplo, supermercado, padaria, farmácia, loja de presentes e em quase todos os produtos vendidos a varejo. Como já foi dito, a utilização de sacos valvulados pode substituir as embalagens de material de papel que agridem a natureza quando não são devidamentereciclados. Portanto, um bom argumento para que se opte pelo uso de sacos valvulos é que estes são 100% biodegradáveis e recicláveis.Mesmo com a ampla utilização deste produto, atualmente pode-se dizer que, para quase todos os segmentos, o mercado é concorrido, porém sempre é possível buscar diferenciais, minimizar ameaças (possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio) e potencializar oportunidades (possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar uma empresa) buscando a consolidação de um novo empreendimento.É essencial que o empresário fique atento aos fatores externos para identificar ameaças e desenvolver atividades que possam diminuí-las ou convertê-las em oportunidades.

Para identificar ameaças e oportunidades é importante ficar atento às mudanças na economia, aos sinais do mercado, as novas tendências dos consumidores, ao mercado concorrente, e ao mercado fornecedor. Por exemplo, se uma matéria prima for extinta, estiver escassa ou com má qualidade, pode alterar o custo e a qualidade do produto. Também é importante o empresário deste ramo participar de eventos que podem trazer informações importantes para manutenção e crescimento de seu empreendimento.

Como ameaças às Fábricas de Sacos Valvulados pode-se citar:

> crises econômicas – que podem afetar todos os setores da economia, mas que no caso específico das Fábricas de Sacos valvulados, os clientes podem usar como estratégia de redução de custos em seus negócios a diminuição de despesas com embalagens.

> Concorrência – o mercado concorrente pode oferecer vantagens que podem conquistar seus atuais clientes, como por exemplo, serviços diferenciados de entrega.

> Novos produtos de outros materiais ou novas formas de acondicionamento dos produtos – podem ser oferecidos produtos, que em princípio não seriam concorrentes diretos, mas que podem substituir os sacos valvulados. Em alguns países como, por exemplo, Canadá e França muitos supermercados e lojas não usam mais embalar os produtos. O cliente coloca o produto comprado em sacola ou carrinho portátil próprio. Uma curiosidade é que nesses países está cada vez mais freqüente o hábito de presentear sem que o produto esteja em embalagens específicas para este fim. Mas em contra-partida as lojas que oferecem sacos valvulados para embalagem estão cada vez mais criativas. Como oportunidades à Fábrica de Sacos Valvulados pode-se citar:

> Desenvolvimento da consciência ambiental e sustentável –preferência por produtos que tenham menos impacto ambiental negativo.

> Uso dos sacos reciclado em sua produção, contribuindo com a preservação ambiental. O que representa consciência social da empresa com o assunto, reciclagem e economia de custos.

> Possibilidade de reciclagem, como é o caso dos sacos valvulados, que podem ser produzidos a partir de papel reciclado e futuramente podem também ser reciclados com mais facilidade do que sacos e sacolas de outros materiais.

> Durante algum tempo, levantou-se a possibilidade dos sacos e sacolas de plástico substituírem os sacos de papel. Porém, com o aumento da consciência ecológica, cada vez mais comerciantes estão buscando os sacos de papel, que são degradáveis e menos poluentes.

> Datas comemorativas – podem ser apresentadas opções de sacos para utilização em datas comemorativas

Localização

Para a abertura de uma Fábrica de Sacos Valvulados pode-se optar por uma área em torno de 300m², espaço suficiente para acolocação das máquinas e equipamentos necessários à produção.As áreas especificamente destinadas às indústrias são indicadas para instalação de Fábricas de Saco Valvulados por possuírem grandes extensões de terreno e geralmente oferecem condições para a instalação de fábricas com as especificidades necessárias a este empreendimento. Também é este local que os clientes comumente procuram quando querem comprar produtos em grande quantidade direto da fábrica. Geralmente, melhor localizados do que em áreas industriais, facilitando o acesso aos clientes. Diferente do Setor de Comércio, as fábricas podem, eventualmente, ter sua localização afastada de lugares movimentados.O custo de aluguel ou compra do imóvel tendem a ser mais baixos e também pode ser vantajosa, pois é possível e indicado que o fabricante ofereça opções de entrega aos clientes.

Estrutura

A estrutura de uma Fábrica de Sacos Valvulados é formada por um amplo espaço físico que acomodará a matéria-prima os equipamentos necessários para o processo produtivo e local para embalar e a estocar dos produtos prontos, caso não sejam enviados para entrega imediata. Também é importante montar um escritório, que pode localizar-se em uma sala na própria estrutura da fábrica ou em outro local a critério do empresário.

É preciso especial atenção para as normas de segurança quanto ao posicionamento e/ou armazenamento de materiais perigosos. Neste tipo de negócio são utilizados materiais que apresentam risco de incêndio, produtos químicos (usados na produção das tinturas e manufatura da matéria), bem como máquinas que precisam de atenção e capacitação adequada para seu manuseio, além de uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como luvas, máscaras e protetores de ouvido por causa do barulho das máquinas. É preciso consultar a Norma Regulamentadora nº. 05 do Ministério do Trabalho que indica as providências necessárias na área de Segurança doTrabalho.

É importante considerar a qualidade das instalações, de maneira a garantir a produtividade e também a comodidade dos trabalhadores e clientes quando for o caso. Por ser uma fábrica, o mais adequado é que se pense em atender os clientes em suas respectivas empresas, porém é preciso garantir-lhes um bom atendimento caso decidam se dirigir até a fábrica. Sendo assim, deve-se pensar também num espaço para recebê-los. Pode ser no próprio escritório, mas que ofereça comodidade, facilidade de acesso a portadores de necessidades especiais, atendimento com atenção especial para crianças, gestantes e os idosos que por ventura, comparecem à fabrica de sacos valvulados.

Não existem normas técnicas e exigências legais que incluam áreamédia, descrição dos diferentes espaços necessários e específicos para o funcionamento de uma Fábrica de Sacos Valvulados.

Pessoal

É possível iniciar as atividades da Fábrica de Sacos valvulados com um número reduzido de funcionários. Este procedimento é o mais indicado quando o empreendedor dispõe de valores reduzidos para investimento inicial. À medida que o negócio for prosperando, poderá contratar novos funcionários. Para os empresários que pretendem iniciar uma Fábrica de Sacos Valvulados com baixo investimento inicial, uma alternativa é começar com máquinas usadas, mas que estejam vistoriadas para garantir o bom funcionamento.

Nesse caso, para uma produção diária de 25 mil sacos valvulados é necessário contar com:

> Dois operadores. Não é possível contar com apenas um, por que,caso esse operador falte, a produção será paralisada. Para melhor aproveitamento produtivo desses dois operadores pode-se colocá-los em turnos diferentes de trabalho;

> Uma pessoa responsável pela parte comercial (que pode ser o próprio empresário);

> Um atendente; e

> Um encarregado pela entrega, caso o empresário opte por ser responsável por esta atividade. Existe a alternativa de terceirizar aentrega. É importante que os funcionários estejam capacitados adequadamente para suas funções.

Os operadores de máquina devem ter experiência na atividade e serem preparados para evitar desperdícios e acidentes. Estes operadores devem ser capacitados pelo SENAI, por escolas técnicas ou pelos próprios fornecedores de grandes indústrias de máquinas para fabricar sacos valvulados. A pessoa responsável pela área de vendas deve ter experiência em vendas, ou realizar capacitações que o ajudem a desenvolver melhor a função. O dono do empreendimento também precisa estar preparado adequadamente para gerenciar a Fábrica de Sacos de Papel. Caso seja observada a necessidade de capacitação, pode-se recorrer ao SEBRAE que possui diversas soluções educacionais voltadas para a realidade do empresário de micro e pequenas empresas. Para a função de atendente também é preciso estar devidamentepreparado, pois atender com qualidade é um diferencial importante para conquistar clientes.

É importante que o dono da Fábrica de Sacos valvulados verifique se no estado onde abrirá a empresa existe sindicato ao qual deve estar associado. É importante manter um bom canal de comunicação para ficar atualizado sobre as questões pertinentes ao empreendimento.

Ao lidar com pessoas é essencial investir em ações motivadoras do trabalho. Isto evita a alta rotatividade de pessoas e incentiva a retenção dos empregados. Essa iniciativa garantirá vários benefícios ao empreendedor, pois contará com um profissional que já conhece a instituição, evitará treinamentos com novos funcionários, além de garantir a satisfação de seus colaboradores.

Equipamentos

A estrutura básica para montar a Fábrica de Sacos Valvulados deve contar com:

> Um escritório com mesas, cadeiras, telefones, aparelhos de fax, computadores com acesso a internet e arquivos.

> Estrutura de produção: o Máquinas automáticas para fabricação de sacos valvulados. Os modelos das máquinas dependerão dos tamanhos, modelos e formatos do sacos valvulados a serem produzidos; Como exemplos pode-se citar: Máquina para sacos valvulados tipo matadora, modelos MT-1 para sacos de 250gramas até 5kg, MT-2 para sacos de ½ a 15kg, com impressão em 02 cores ou 03 cores; Máquina para sacos valvulados tipo SOS, comimpressão em 03 cores para sacos valvulados modelos 020,030. o Prensas para comprimir os sacos de papel fabricados facilitando seu acondicionamento e distribuição;

As máquinas podem ser automáticas, mas precisam de pessoal treinado para operá-las. Por isso é necessário que haja treinamento constante dos funcionários para que estejam sempre atualizados com os novos procedimentos de proteção e cuidado com os equipamentos.

Para a distribuição do produto é necessário um meio de transporte adequado, como carros, caminhões ou caminhonetas. Que pode ser próprio ou terceirizado e ainda como opção de negociação pode-se oferecer desconto caso o cliente prefira retirar o produto na fábrica. Oempresário não precisa necessariamente de um meio de locomoção próprio, pois a atividade de distribuição pode ser terceirizada ou ainda pode ser oferecido desconto caso o cliente prefira retirar o produto na fábrica.

Matéria Prima / Mercadoria

A matéria prima é o plástico de boa qualidade, garantindo a resistência do produto. É adquirido em bobinas que abastecerão as máquinas para produção dos sacos valvulados. Os sacos de valvulados nem sempre precisam ter impressas as informações do produto a ser embalado, essa necessidade será indicada pelo cliente.

As mercadorias mais comumente fornecidas pela Fábrica de Sacos Valvulados são:

a) Sacos Valvulados comum: indicado para embalar produtos manualmente, sem que seja necessário máquinas próprias para embalagem (como é o caso do cimento, por exemplo). A resistência do plástico pode ser moderada. Indicado para embalar produtos de panificação, doces, remédios, lanches e outras mercadorias de pouco peso.

b) Saco Valvulado com fundo colado: apropriado para ensacadeiras automáticas, manuais, rotativas e estacionárias com alta velocidade de ensacamento. O enchimento é feito através de bicos, onde as válvulas se fecham com a própria pressão do produto durante o processo de enchimento. É indicado em sacos para cimento, cal, argamassas, minérios, carbonatos, compostos e calcário.

Organização do processo produtivo

O desenvolvimento do produto compreende as seguintes etapas:

> Coleta de dados junto ao cliente – verificação do tamanho e finalidade de uso dos sacos valvulados para adequar o tipo de matéria prima. No caso de impressões, coletar dados a serem impressos e definir cores;

> Confecção de amostras – conforme especificações do cliente;

> Teste das amostras pelo cliente em condições reais de uso – utilização da embalagem fabricada na prática para verificar se estão de acordo com as necessidades do cliente;

> Aprovação dos sacos Valvulados ou solicitação de ajustes;

> Autorização para a produção;

> Produção e entrega dos produtos.

Canais de distribuição

A distribuição de sacos produzidos por indústria de pequeno porte, é feita através de canais simplificados. A criatividade do empreendedor é fundamental para gerar formas alternativas de alcance ao consumidor. Considera-se como básicos, os seguintes canais:

- Venda direta – realizada na própria fábrica, entrega em domicílio aos consumidores finais.

- Venda para estabelecimentos comerciais – bares, lanchonetes, padarias, farmácias, lojas em geral que embalam seus produtos em sacos de papel etc.

- Venda para outras fábricas – por exemplo: embalagens para cimento e cal.

Deixe uma resposta