Desindustrialização também no setor do plástico

Por admin • fev 25th, 2011 • Categoria: ABIEF

Aos industriais que alertaram sobre o perigo de desindustrialização no Brasil, somou-se o setor do plástico.

Desindustrialização também no setor do plástico

Alfredo Felipe Oliveira Schmitt, presidente do Sinplast e da Abief

Aos industriais do setor do aço e da metalmecânica que alertaram sobre o perigo de desindustrialização no Brasil, conforme publicamos ontem, somou-se o setor do plástico, um dos maiores do País, com 11.400 empresas que empregam 330 mil pessoas.

O presidente do Sindicato do Plástico-RS e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis, Alfredo Felipe Oliveira Schmitt, disse, ontem, que as importações de matérias-primas, que representavam 18%, já estão em 24%, e que o setor “corre o risco brutal da entrada de produtos acabados de plástico vindos do exterior.”

A balança de exportação e importação, que era superavitária em favor do Brasil, já está deficitária na ordem de US$ 1,35 bilhão, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico. Isso é 47,86% maior do que em 2009. O Brasil terá que encontrar maneiras de voltar a ser competitivo.

Setor do plástico II
Aos elementos responsáveis pela queda de competitividade da indústria nacional – câmbio, juros altos, gasto público, carga tributária, deficiência logística e encargos sociais -, Alfredo Schmitt cita um especificamente, o alto custo da energia elétrica, que “subiu assustadoramente”.

A Abief está sugerindo ao governo criar um sistema VIEP – Vendas Internas de Energia para Exportação – que permitisse às empresas se beneficiar de preço especial de energia na mesma proporção de suas exportações. Quem, por exemplo, exportar 25% de sua produção num ano, no seguinte teria 25% de energia a preço especial. “É uma maneira de apoiar a competitividade”, disse.

Hoje, as 725 empresas filiadas ao Sinplast (o total é de 1.222 no Estado) estarão recebendo uma carta convidando-as a se informar dos problemas setoriais.

Fonte: www.abief.com.br

Deixe uma resposta